quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

HOJE FAZ 04 ANOS DO FALECIMENTO DO EX  PREFEITO DE SÃO JOAO DO ARRAIAL BERNARDO ARAUJO ROCHA - BINU  

 

A história e o legado de Bernardo Araujo Rocha (Binú) para Matias Olimpio e São João do Arraial.

Uma liderança popular que fez história.
Bernardo Araújo Rocha (Binú) - O Barrão Fubá das Laranjeiras.
Falar de Bernardo Araujo Rocha, o popular Binú, o velho Barrão  Fubá das Laranjeiras é falar da região de Matias Olimpio e de São João do Arraial.
O veterano político militou e dedicou toda a sua vida em prol destes dois municípios.
Binú como era conhecido por todos, desenvolveu várias atividades, principalmente na agricultura, na pecuária e no comércio. Mas foi no ano de 1953 que ele ingressou na política, começando uma nova história na sua vida, juntamente com um grupo de amigos iniciou uma luta para emancipação política da localidade ‘Saco’, que veio a se tornar a cidade de Matias Olimpio em 1954.
Em 1958 foi eleito vereador e se tornou um dos primeiros a exercer a presidência da Casa Legislativa Matiense.
Já em 1963 foi eleito vice-prefeito pela ‘ARENA 1’ (naquela época o vice também recebia votos) e Binú foi o mais votado na chapa derrota em que o seu ‘cabeça de chapa’ não foi eleito.
Em 1967, em plena ditadura militar, foi eleito prefeito pela ‘ARENA 2’, vindo assim a administrar a cidade de Matias Olimpio, sendo novamente reconduzido ao cargo na década de 70.
Em 1989 foi novamente eleito vice-prefeito na chapa de José Vaz de Aguiar, numa união histórica entre o Barrão Fubá das Laranjeiras, Zé Vaz e César Maia (prefeito da época) que foi o mentor e responsável pela articulação dos dois grupos antagônicos até então, ‘os cabeças de porcos’, representados por Binú, e, os ‘guachelos’, eleitores do grupo de Cesar e Zé Vaz
Aos 76 de idade ele mostrou a sua força quando conquistou em 1994 a emancipação política de São João do Arraial, cidade da qual foi prefeito por dois mandatos.
Binú, como era conhecido, nunca perdeu uma eleição enquanto disputou diretamente.
No início da década de 90, com a emancipação do povoado “Arraial”, Bernardo Araújo foi eleito e reeleito a prefeito nas duas primeiras eleições do recém município de São João do Arraial.
Bernardo Rocha era um político que tinha como característica a permanência diária junto a sua base eleitoral. De personalidade forte elegeu o filho (Juscelino Rocha) vereador e vice-prefeito (abdicou do mandato em prol do filho), além de contribuir para eleição de outro filho (Augusto) a vereador no município de São João do Arraial , em 2004 fez campanha corpo a corpo e conseguio eleger como um dos mais bem votados   vereadores,  um dos seus filhos adotivos, Alexandro Mendes  , hoje Imperador dos Cocais .
O veterano político pai de vários filhos que nasceu no dia 18 de fevereiro de 1918, numa terça-feira, na localidade Laranjeira, na época município de Luzilândia, faleceu em 18 de fevereiro de 2008 com 90 anos de idade, e, fora e dentro da política, tinha uma célebre frase na ponta dos dentes: “A cabeça é branca, mas o talo é verde”, quando se referia a sua virilidade masculina.
Como prefeito nunca conseguiu eleger os seus sucessores. Na época não havia reeleição.
Como legado Binú foi vereador, vice e prefeito de Matias Olimpio (02 vezes) e São João do Arraial (02 vezes), e que nas suas gestões contribuiu para o desenvolvimento da região e do seu povo.
Laécio Borges
O velho ‘Barrão Fubá das Laranjeiras’ foi um desbravador e sedimentou a sua maneira e estilo um jeito peculiar de administrar e fazer história.
Por Laécio Borges – Ex-vereador do município de Matias Olimpio (PI) e atual presidente regional do Partido Republicano Progressista (PRP) do Piauí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OS COMENTARIOS AQUI POSTADOS SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DE SEUS AUTORES E NAO DO BLOG IMPERADOR DOS COCAIS