quinta-feira, 9 de abril de 2015

Escola Municipal Paulo Freire recebe o Projeto “Ecologia e Cidadania"



A Escola  Municipal da Liberdade Paulo Freire, recebeu na tarde desta quarta-feira dia 08 de abril a execução do Projeto Pedagógico Interdisciplinar- PPI, intituladoProjeto Ecologia e Cidadania: O uso racional da água”, realizado pelos acadêmicos do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Piauí UESPI, objetivando os mesmos  contribuir com os professores e alunos da escola Paulo Freire no trabalho de conscientização da população em relação à cultura de preservação da água, mostrando suas múltiplas formas de uso, sua importância para a vida e para a história dos povos, bem como da necessidade do seu uso de forma mais consciente, ao propor também formas de reaproveitamento da água através da realização de uma Palestra ministrada  pelo Professor de Geografia Welton Machado
      
"Parece controverso que o planeta terra, que é constituído por dois terços de água, não possa abastecer sua população que já ultrapassou os 6 bilhões de indivíduos. Teoricamente, ela não deveria faltar. O problema que quase toda esta água encontra-se distribuída sob a forma de gelo ou água salgada, o que impede seu consumo imediato pelo homem. E para piorar, sua distribuição pela superfície do planeta é desigual.
Alguns lugares são naturalmente secos, o que exige que a água tenha que ser captada longe do local onde será consumida, tornando necessários investimentos em estruturas de captação e distribuição, além do tratamento. Isso encarece e, muitas vezes inviabiliza seu acesso às pessoas que não tem tantas (ou nenhuma) condições de pagar." 
Welton Machado

                 A Palestra seguida do festival de parodias relacionadas ao tema, foram de grande importância para toda a comunidade escola pois despertou e ampliou a consciência sobre as questões relativas à água no meio ambiente, e assumir de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação.

A realização de projetos neste formato em escolas, faz se cada vez mais necessário, tendo em vista que nossa realidade, seja no município de São João do Arraial ou nos demais municípios do território em  nada se difere do  restante do mundo que ora clama  por água e que na contramão desta necessidade  desperdiça este bem tão precioso e cada vez mais exíguo






Nenhum comentário:

Postar um comentário

OS COMENTARIOS AQUI POSTADOS SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DE SEUS AUTORES E NAO DO BLOG IMPERADOR DOS COCAIS